top of page

Igreja Maria Mãe de Deus

A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, sempre alimentou o desejo de ter um “recanto” de oração, onde pudesse realizar suas atividades de oração, pequenos retiros espirituais, atendimento e orientação espiritual e celebrações esporádicas, para grupos menores.

Ocupávamos um pequeno espaço anexo ao Mosteiro Nossa Senhora das Graças, que recebeu o nome de “Poço de Jacó”, em referência a um lugar de repouso espiritual, como um oásis em meio ao deserto.

 

Sabia-se que chegaria o momento de devolver este espaço às Monjas Beneditinas, apesar de todo o investimento estrutural que a Paróquia realizou neste lugar.

Equipe-68.jpg

E este dia chegou!

Embora tristes pela perda deste “cantinho santo”, o Conselho Pastoral Paroquial, junto com nosso Pároco Pe. Danilo, decidiu buscar e adquirir um novo local, que fosse paroquial e definitivo. A proposta foi feita nas Missas e a comunidade abraçou a causa, fazendo suas doações, enquanto buscávamos um novo lugar.

Com a especial e incansável ajuda do Paulo César (da Tânia), encontrou-se uma casa, estilo chalé, no bairro Luxemburgo, à Rua Pe. José de Menezes. Nada havia no local que facilitasse a utilização como um espaço sagrado. E antes de qualquer coisa era preciso comprar o imóvel. Pe. Danilo tomou as rédeas para si, conseguiu a aprovação do Conselho e com a ajuda da Comunidade Paroquial que se encantou com a proposta, fez a compra. Estávamos na transição do ano de 2001 para 2002.

Com muita ajuda, e renovado esforço, deu-se início à adequação da casa, para que servisse às necessidades celebrativas, com muitas e necessárias reformas. A Capela onde se celebrava era a sala social da casa. Os quartos eram utilizados para os atendimentos, arquivos e organização. Mas faltava um espaço definitivo para celebrar, com a dignidade de um Templo.

 

Pe. Danilo decidiu mostrar o imóvel a Dom Serafim, eterno amigo, que há alguns anos já havia dito que a Paróquia Nossa Sra. Mãe da Igreja era uma comunidade “rezadeira”. Nessa visita, ao olhar a casa e suas instalações, proferiu a seguinte fala (que muitos chamaram de profecia): “Danilo, esse lugar é um verdadeiro Santuário para dedicar-se à Mãe de Deus!”.

 

Não precisou falar de novo! Pe. Danilo tomou posse da fala e determinou: aquele lugar seria sagrado como Santuário da Mãe de Deus - Théo Tokos! E assim ficou, onde celebramos, em 2003, o 1º ano daquele lugar santificado e dedicado à Mãe de Deus.

Théo Tokos!

2022-03-27_edited.jpg

Com a ajuda muito especial da paroquiana Silvia Esteves Guedes e de sua sócia Carolina Jardim, arquitetas de grande sensibilidade,

surge o projeto para a Capela.

 

 

Mais uma vez, a comunidade paroquial “arregaçou as mangas” junto com Pe. Danilo e o pai da arquiteta, engenheiro João Batista Guedes, também paroquiano e extremamente ativo na Paróquia, assume a construção da capela, onde até os dias de hoje acontecem grandes celebrações.

 

Assim, em meio a uma grande festa, houve o lançamento da pedra fundamental da capela. E, em 12 de outubro de 2004, Festa de Nossa Senhora Aparecida, numa Missa Solene, Pe. Danilo celebrou a 1ª Missa na nova capela.

Em 27 de abril de 2007, tivemos a graça de receber a visita de Dom Walmor, Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, trazendo sua bênção para aquele lugar tão sagrado para toda a comunidade.

 

Em agosto de 2008, o paroquiano e membro do Conselho Paroquial, Eng. Nelson Luiz Nunes Coelho, concebeu e doou para o Santuário uma imensa cruz, colocada junto à porta da Capela e, nesta mesma data, com a ilustre e sempre desejada visita de Dom Serafim Fernandes de Araújo, Bispo Emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi abençoada a cruz na entrada da Capela.

Daí em diante, tantas foram as celebrações em datas especiais, novenas, a reza do Santo Terço, retiros, palestras, cerimônias matrimoniais, batizados, palestras, a presença da comunidade, as adequações para o melhor funcionamento do espaço como um todo e, hoje, com muita alegria, há também um espaço muito especial, chamado “Memorial Pe. Danilo”, onde todo o legado material que ele deixou para a Paróquia, encontra-se guardado com muito carinho, nessa casa dedicada à Mãe de Deus.

Veja algumas fotos da

Igreja Maria Mãe de Deus:

Você pode celebrar o seu casamento ou batizado aqui!

Entre em contato conosco na Secretaria Paroquial da Paróquia Nossa Mãe da Igreja, nos contatos abaixo:

Telefone

E-mail

bottom of page